Você já deve ter ouvido falar que o marketing é um dos principais departamentos das empresas, não é mesmo? De fato, essa área profissional é crucial no desenvolvimento de uma organização, já que muitos processos passam por ela. Se as decisões estratégicas do marketing não forem cuidadosamente planejadas, tudo pode ir pelos ares. Em compensação, com objetivos sólidos e ações bem definidas, apenas o tempo será capaz de dizer o quanto uma empresa pode crescer. Esse é apenas o primeiro de uma série de conteúdos sobre marketing!
Mas, afinal, qual é o segredo do marketing? Por que ele é tão decisivo? Para responder, é preciso compreender as abrangências desse setor. O modelo dos 4Ps é um clássico panorama da área e pode ser aplicado a basicamente qualquer negócio, embora adaptações e adequações específicas possam ser necessárias. Confira:
- Produto: esse ponto define quais itens (produtos ou serviços) são comercializados. Por que esse produto é importante? Que tipo de vantagem oferece? Quais desejos ou vantagens da sociedade ele supre? Como ele é utilizado? São questionamentos que devem estar claríssimos tanto à empresa quanto ao público-alvo.
- Preço: obviamente, o objetivo de qualquer empresa é o lucro. Dessa forma, é essencial que haja uma percepção de valor do produto, bem como da marca, e, assim, seja possível atribuir um preço ao item, conforme esse valor agregado e conforme a demanda do mercado. Formas de pagamento diferenciadas também devem ser definidas.
- Praça: tão fundamental quanto o valor do item é identificar a quem ele se destina. O item “praça” refere-se aos locais de distribuição geográfica do produto, o que requer um conhecimento profundo sobre os possíveis compradores e sobre as redes logísticas necessárias para atingi-lo.
- Promoção: por último, mas definitivamente não menos importante, encontra-se o item promoção. Afinal de contas, é essencial saber como divulgar o produto à sociedade. Rádio, televisão, internet, concursos, sorteios, eventos, brindes, flyers, amostras, enfim, há uma infinidade de possibilidades de comunicação, desde a publicidade tradicional até ações mais práticas. A tomada de decisão deve sempre ter o público-alvo em mente.
Caso ainda não tenha percebido, o marketing parece ser um universo à parte, tamanha a sua complexidade e importância. Por isso, muita gente ainda tem receio e muitas dúvidas ao se aprofundar no assunto.
Presente Especial
Se esse é o seu caso, aqui vai uma dica valiosa: um dos maiores especialistas em marketing do mundo, Alex Mandossian, estará em São Paulo para uma palestra imperdível. Empresário, autor, palestrante e consultor, Alex Mandossian tem décadas de experiência em marketing e já ajudou empresas, sócios, clientes e alunos de todo o mundo a alcançarem lucros enormes.
Com seu talento, profissionalismo e premiada carreira, ele compartilhará as principais técnicas e ensinamentos que o ajudaram a trilhar essa jornada. O sucesso não vem de um golpe de sorte, mas de estratégias comprovadamente eficazes, que você terá a oportunidade única de aprender.
Saiba mais em: Guerrilla Business Experience
Colaborou neste post: Experiência de Sucesso
Publicado por: Edmar Junior (CEO Events Promoter)