Qualquer pessoa precisa saber vender, afinal de contas, estamos vendendo algo a todo tempo, não é mesmo? Para ser um bom vendedor, é preciso ter um discurso persuasivo. Isso quer dizer que você precisa desenvolver uma argumentação forte e sedutora para convencer e transformar um cliente em potencial em cliente real. Confira 4 dicas para fazer isso:
Conheça as dores e mostre como solucioná-las
Tudo aquilo que você vende é uma solução para um desejo ou necessidade. Por isso, demonstre empatia, ou seja, mostre ao cliente que você conhece exatamente os problemas ou desejos que ele possui. Isso ajuda a criar um vínculo de confiança. Em seguida, demonstre com clareza como o seu produto/serviço é capaz de solucionar esse desejo ou necessidade de forma eficaz.
Explore seus diferenciais
Você, provavelmente, não é o único a oferecer determinado produto ou serviço. O risco de um cliente optar pela concorrência existe e pode ser alto, dependendo do segmento. Por isso, além de mostrar como um produto funciona, é importante enaltecer seus diferenciais, ou seja, aquilo que você tem e que o concorrente não oferece (não com a mesma qualidade, ao menos). Esses aspectos “desempatam” o jogo a seu favor. Estabeleça sua autoridade e mostre conhecimento.
Seja sensível ao perfil do cliente
Dependendo do cliente ou do próprio produto, é preciso que os argumentos utilizados na persuasão sejam mais racionais ou que explorem mais o aspecto emocional. Um bom vendedor tem sensibilidade para entender o contexto e identificar qual caminho será mais persuasivo. Tem gente que é mais sentimental. Tem gente que gosta de estatísticas. Simples assim.
Apresente provas
O discurso do vendedor, por mais persuasivo que seja, precisa de determinados itens que comprovam o que ele diz. Nesse sentido, estatísticas, cases de sucesso e depoimentos de clientes satisfeitos são provas que não só dão suporte ao que o vendedor diz, como também conferem muito mais credibilidade e poder de convencimento ao processo.
Dica extra:
Fica difícil pensar em alguém mais persuasivo e que conheça mais sobre vendas do que Blair Singer! Autor, palestrante e consultor de grandes multinacionais, ele é internacionalmente reconhecido e estará em São Paulo nos dias 9 e 10 de fevereiro para o evento Sales Explosion.
Esse treinamento já transformou a vida de diversos empreendedores ao redor do mundo, capacitando-os a aumentarem seus rendimentos de 15% a 85% em apenas seis semanas!
Se você está interessado (a) em desenvolver suas habilidades de vendas, então participe do Sales Explosion – a faísca que provoca uma explosão em vendas!
Colaborou neste conteúdo: Experiência de Sucesso
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