Conheça 5 erros comuns em vendas

Erro em Vendas - Events Promoter

Blair Singer, palestrante, autor e conselheiro de centenas de pessoas e organizações em mais de 20 países. Há mais de 30 anos, tem compartilhado ensinamentos sobre como alcançar resultados impressionantes em vendas e produtividade por meio de habilidades específicas, como desenvolvimento pessoal, comunicação e segredos para montar equipes de sucesso. Gostaria de dividir abaixo alguns desses ensinamentos dele com você. Preparado?

Quem se aventura pelo empreendedorismo quer promover vendas a todo custo. A ansiedade, porém, pode ser uma grande inimiga durante o processo, podendo levar à perda de ótimas oportunidades. Será que você comete algum desses 5 erros frequentes entre quem trabalha com vendas?

  1. Não agregar valor

Qualquer coisa disponível no mercado tem uma função; um objetivo que, de alguma forma, deve tornar mais fácil/feliz a vida de quem a comprar. O primeiro passo para possibilitar a venda é deixar claros e evidentes os benefícios do produto (ou serviço). Nesse ponto, é preciso ser bastante específico, não apenas enaltecendo o produto em si, mas também a razão pela qual o consumidor deve fazer negócio com a sua marca, e não com o concorrente.

  1. Não ser objetivo

Seja pessoalmente, numa conversa por telefone ou numa troca de e-mails, a objetividade deve ser regra. Ao divulgar todos os argumentos de venda, é importante ser completo para não deixar o consumidor confuso. No entanto, não se deve “bombardear” o cliente, sem deixá-lo com tempo para processar as informações e tirar suas dúvidas. Solte as informações aos poucos e envolva o potencial comprador de forma natural e espontânea.

  1. Não qualificar o público-alvo

Um erro bastante comum entre quem começa a promover vendas é achar que se deve atirar para todos os lados. Não é verdade. O processo de vendas requer assertividade, caso contrário, todo esforço será em vão. Há uma infinidade de critérios que diferem as pessoas entre si, como gênero, idade, renda, profissão, cultura, interesses, entre outros. É preciso segmentar o público em grupos reduzidos que tenham real interesse naquilo que você vende.

  1. Vender sempre da mesma forma

Ainda falando em diversidade social, um dos maiores erros que existem é agir como robô, com um discurso memorizado e padronizado. As pessoas percebem que não estão recebendo um atendimento personalizado e, por isso, não se sentem tão “especiais”. O relacionamento fica menos frio e mais próximo quando é feito de forma individualizada, o que aumenta as chances de venda e de fidelização.

  1. Ignorar a importância do marketing

O marketing é decisivo para o desempenho em vendas, afinal de contas, é ele o responsável por identificar e segmentar o público-alvo, selecionar as melhores formas de abordá-lo (eventos, meios e veículos de comunicação), elaborar uma comunicação criativa e colher o feedback de cada ação, para que seja implantado um processo de melhorias constantes. A equipe de marketing e a equipe de vendas precisam estar alinhadas.

E aí, será que você comete algum desses erros? Reflita e repense em suas estratégias para ser um vendedor de sucesso. Para ficar por dentro do assunto, fique atento aos posts da Events Promoter, em que novos conteúdos valiosos estão por vir.

Publicado por:
Events Promoter


Sales Explosion - Blair Singer - 9 e 10 de Fevereiro de 2019 - Events Promoter


Revista Events Promoter
Categorias
Arquivos